Raia Olímpica da USP

Raia Olímpica de Remo – USP

Raia Olímpica de Remo USP, possui cerca de 2.250 m de comprimento, 110 m de largura e de 3 a 5 m de profundidade.

Está abrigada por grades e muros em toda sua volta de 4.600 metros.

Sua água é limpa com diversas espécies de peixes e tartarugas além de pássaros e árvores frutíferas por toda sua extensão.

Este patrimônio é cultivado desde a década de 70, quando ainda era um porto de areia, utilizada na construção de todo o Campus da Universidade.

Com o tempo a natureza e os praticantes de Remo, e Universidade plantaram árvores e cuidaram Raia Olímpica.

Para que haja uma integração entre os diversos públicos que utilizam a Raia Olímpica, é necessário conhecer, entender e realizar algumas regras simples de conduta.

Vamos conhece-las;

PONTÃO DE EMBARQUE E DESEMBARQUE.

Como o nome sugere é para embarque e desembarque, não sendo apropriado para a prática de exercícios, mesmo quando vazio, pois as oscilação da plataforma causam o desalinhamento de todos os flutuadores acarretando seu desprendimento.

Ao descermos com os Remos, devemos apoia-los no sentido longitudinal do pontão o mais próximo possível da margem, longe margem de embarque. O mesmo ocorre quando retornarmos d`água.

BALIZAMENTO

Nossa Raia possui um balizamento Albano, que nada mais é do que 4 cabos aéreos em aço, estendidos transversalmente a cada 500 m com placas demarcando as 7 raias e 6 cabos de aço submersos, de 2250 de comprimento com 1.200 boias fixadas a cabos de nylon de 1,5 m de profundidade, distantes 10 m entre si. Este balizamento delimita as RAIAS.

RAIAS

As Raias são delimitadas pelas balizas (boias) e balizamento (conjunto de boias). Entre os 2 balizamentos temos uma Raia de 12 m de largura por 2.000 de comprimento.

A Raia O olímpica de Remo da USP, possui 7 Raias, sendo as Raias “1,2,3,4,5 e 6” para os barcos realizarem a prova de Remo e a Raia “R” (Retorno) para retornarem ao pontão de embarque após a prova e/ou se dirigirem para a largada no momento da partida.

Durante o período de treinamento, o SENTIDO DE TRÁFEGO das Raias seguem o MODELO SEGUINTE;

As RAIAS 1, 2 e 3 (próximas a marginal do rio Pinheiros), seguem do sentido Linha de Partida (Jaraguá), para linha de chegada (Pinheiros).

Circuito

RAIA 4 fica reservada para tráfego de caiaques, canoas e lanchas de treinadores nos dois sentidos.

RAIAS 5, 6 e R (próximas às Garagens), seguem do sentido linha de chegada (Pinheiros), para linha de Partida (Jaraguá).

O RETORNO nas cabeceiras de Raia deve ser realizado com muita cautela, cerca de 50 m antes da linha de partida e 50m após a linha de chegada.

BARCOS DE REMO DE INICIANTES assim como barcos mais lentos, devem sempre seguir próximo às margens nas raias R e 1. Barcos mais velozes seguem pelas raias centrais 2,3 e 5,6. Isto não impede que utilizem a Raia R e 1.

Havendo a aproximação de um barco pela raia em que estamos remando, devemos encostar a nossa direita (Bombordo), para raia mais próxima a margem para que a raia fique livre para o barco mais veloz.

Caso não seja possível desviar para a margem ou já esteja na raia mais próxima a margem, devemos sinalizar em alto e bom tom (gritar) “OLHA A PROA”, para que o barco mais veloz que se aproxima possa nos ultrapassar por Boreste.

Nunca deixe de avisá-lo. Avise-o sempre que tiver dúvidas e sempre a uma grande distância de aproximação de mais de 100 ou 150 m. Lembre-se que ele esta de costas e não esta vendo nada, passar perto é um grande susto.

 O DESEMBARQUE deve ser rápido. Os remos devem ser apoiados no pontão próximo a margem e o barco deve ser levado para garagem. Após o Remador limpar, secar, higienizar e guardar seu barco o mesmo deve buscar os remos, limpá-los, higienizá-los e guarda-los, ficando tudo pronto para o próximo treino.