Remo Coastal

O Remo Coastal, internacionalmente conhecido como Coastal Rowing, é o irmão mais jovem do Remo Olímpico. Agradável, descontraído, inclusivo e surpreendente, o Remo Coastal conta com a facilidade de se poder remar em qualquer tipo de água, pois não é necessário remar em águas calmas como no Remo Olímpico, basta seguir as normas de segurança.

Como o próprio nome diz, foi desenvolvido para prática na costa marítima e se adapta também as condições de rios e lagos com águas mexidas.

O equipamento é mais resistente e robusto, para suportar as ondulações do mar, carrega consigo acessórios de segurança como coletes salva-vidas para cada membro da tripulação e cabo flutuante de 15 metros fixado a proa para caso de reboque. Os remos são os mesmos utilizados comumente na palamenta dupla, podendo haver um pequeno acessório de proteção na quina das pás.

Como citamos, este “jovem”, se desenvolve muito rapidamente e possui provas de Sprint em 500m e provas de resistência de 4m ou 6 km.

As provas de Sprint se iniciam e terminam na areia com o toque do sino pelo remador, tendo o contorno em boias a 250m de distância da praia, agilidade e potência são predominantes neste circuito.

Já as provas de Resistencia de 4km são surpreendentes pelas trocas de posições durante o percurso permeado de boias de contornos a bombordo e a boreste e ondas que chegam por todos os lados. Neste caso um bom preparo físico, uma boa estratégia, paciência e muita, muita percepção do movimento remador/equipamento /mar, são primordiais para uma boa prova.

Outra grande vantagem é o número de participantes por baterias, o qual depende de critérios da organização, sendo comum haver mais de 15 barcos por largada.

De acordo com a FISA, Fédération Internationale des Sociétés d’Aviron, órgão que regulamenta o Remo Mundial, o 1º Campeonato de Remo Coastal aconteceu em 2006 em Guernsey, Inglaterra e já tivemos 14 edições entre provas de resistência e sprint.

Os dois últimos campeonatos, em 2018 em Victoria, Canada e em 2019, em Hong Kong, São Paulo esteve representado. Com a anuência da Confederação Brasileira de Remo, o Clube de Regatas Bandeirante, participou nas provas C4X (Four Skiff Coastal com Timoneiro), e C1X (Single Skiff Coastal).

Além de campeonatos Mundiais, os remadores da Raia Olímpica de São Paulo, também participaram de diversas edições da “Regata de Travessia 23K”, realizada pelo Club de Regatas Lima, no Peru, um show de resistência em alto mar. Se você se interessa em praticar, promover ou simplesmente conhecer maiores detalhes sobre locais de prática, equipamento, regras e fornecedores, entre em contato para maiores informações pelo e-mail, raiaolimpicaderemo@gmail.com.