Ergonomia no Remo

Ergonomia no Remo

Um bom treino de Remo começa na ergonomia, na relação entre o Remador, o ambiente e seu equipamento.

O 1º hábito perante o equipamento, seja barco, remo, ou remo indoor é entender os ajustes que te deixarão com melhores ângulos para o desempenho ótimo de seu biotipo.

Neste contexto são diversas as combinações de alavancas e eixos que podem ser observados durante o gesto da remada, contudo para iniciar, vamos ajustar nosso remo indoor considerando os seguintes pontos:

1º ponto a se ajustar é a maneira de se sentar. Antes mesmo de ajustar os fincas pés, é importante sentar-se e ajustar-se percebendo que os glúteos e ísquios estejam apoiados no assento (carrinho), para que a coluna possa manter a sua curvatura natural e você fique com o tronco livre para projeta-lo para frente e para traz.

2º item são os Finca Pés. Os finca pés têm regulagens de altura que vão de 1 a 6, que podem nos auxiliar no conforto e amplitude da remada.

Para um movimento livre de maior mobilidade articular, uma remada maior a frente no sentido da pegada obtendo grande tempo de contato e consequentemente melhor propulsão, recomendamos que Remadores com menor mobilidade de tornozelos, encurtamento da musculatura posterior das coxas, glúteos e região lombar, ou ainda com grande massa abdominal, utilizem finca-pés em posições mais baixas, 1,2,3. Estas posições permitem calcanhares mais baixos o que facilita a flexão de tornozelo, joelhos e quadril.

3º verificação básica é a empunhadura. A empunhadura é como seguramos o remo, é o elo de transmissão da força humana para a máquina, portanto é preciso que esteja bem conectado, com as mãos nas extremidades do punho do remo, com os polegares voltados para baixo e com os dedos envolvendo toda a manopla. A pressão deve ser firme o suficiente para que não escape e suave o bastante para que fique confortável, como se estivesse segurando um pássaro em sua mão.

Estas 3 dicas simples são os erros mais observados e levam a compensações posturais que impedem a melhor técnica. A partir deste posicionamento o seu Treinador poderá corrigir a cadeia de gestos da remada e verificar a necessidade de atividades complementares como treino de CORE, alongamento, mobilidade, força entre outros que achar pertinente.

Bom treino a todos e até breve!

Acácio

Acácio Roberto Lemos é Profissional de Educação Física, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua como Responsável do Clube de Regatas Bandeirante, onde oportuniza a todos a experiência de remar, promovendo a amizade, saúde e bem-estar entre os praticantes. Remador desde os 14 anos de idade, foi Campeão Brasileiro, Sul-Americano e finalista nos Jogos Pan Americanos de Mar Del Plata 95. Aos 30 anos de idade iniciou sua carreira como Treinador pelo Club Athletico Paulistano, com o intuito de formar jovens atletas e auxiliá-los no desafio do desenvolvimento humano. Para isto busca constantemente capacitação na área de atuação possuindo MBA em Gestão de Clubes pelo SINDICLUBE-USCS, Pós-Graduação do Treinamento Desportivo, pela FMU, especialização em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e certificação internacional pela "Fédération internationale des sociétés d'aviron" - FISA. Atuou como Treinador na Seleção Olímpica nos Jogos Pan Americanos Rio 2007, Jogos Sul-americanos de Medelín 2010, Seleção Paralímpica no Mundial da Nova Zelândia 2010 e Jogos Paralímpicos de Londres 2012, quando suspendeu temporariamente suas atividades como Diretor Técnico da Federação Paulista de Remo, na qual organizou regatas e promoveu a modalidade entre 2000 e 2005, e posteriormente entre 2008 e 2017. Acácio e equipe representaram o Brasil como Clube de Regatas Bandeirante, nas duas recentes edições do Mundial de Remo Coastal, em 2018 no Canadá e 2019 em Hong Kong. Por fim, seu propósito é promover o indivíduo por meio da pratica de Remo em São Paulo e pelo Brasil, utilizando o Esporte como uma ferramenta de formação e amizade entre jovens e futuros campeões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *