Benefícios de Remar
Além de ser uma modalidade Olímpica, que pode ser praticada individualmente ou em grupo, ao ar livre ou indoor, a prática de Remo como atividade aeróbia promove grandes benefícios ao corpo, mente e ate mesmo a socialização entre praticantes.
1- Ganho na Capacidade aeróbia- De acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte, ACMS, para que haja desenvolvimento e manutenção da capacidade aeróbia, força, endurance e composição corporal, em adultos saudáveis, é necessário manter a frequência de 3 a 5 dias na semana de treinos com intensidade entre 60 a 90% da frequência cardíaca ou entre 50 a 85% do consumo de oxigênio máximo do remador.
O ACMS indica ainda que para melhores resultados, a atividade aeróbia deve ser rítmica, mobilizar grandes grupos musculares e ser mantida continuamente, o que vai de encontro com as características do remo.
As sessões de treino devem ter entre 20 e 60 minutos, podendo variar o ritmo e intensidade de acordo com os objetivos do remador e seguindo as orientações do treinador.
2- Perda e manutenção de peso– O Remo é um grande aliado na perda de peso saudável, pois é o segundo esporte com maior consumo energético, ficando atrás somente do Esqui Cross-Coutry. Isto acontece porque em ambas as modalidades de predominância aeróbia, nós utilizamos grandes grupamentos musculares em intensidade moderada, por períodos entre 20 e 60 minutos, tendo ainda a água ou a neve como fatores de resistência natural ao movimento.
Neste caso é indicado que tanto a reposição das energias como a alimentação pre treino, sejam orientada por um profissional da área de nutrição, para que se mantenha o bem estar e disposição no período pós treino.
3- Prazer pela prática – A experiencia de deslizar em um barco pela sua própria capacidade de produzir potência é única e indescritível. A prática de Remo ao ar livre, oportuniza o contato com o natural. Água, pássaros, arvores, peixes e Sol, entre outros fatores naturais, são despertadores sinestésicos para quem vive em São Paulo e fica por horas trabalhando em multitarefas do dia a dia.
4- Promove a resistência a doenças – Além da liberação de endorfinas, a diminuir o declínio do sistema respiratória, e de reduzir o risco de doenças geradas pelo acumulo de gordura e toxinas, doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes, a pratica de Remo ao ar livre sob moderada exposição ao Sol ativa a produção da vitamina D, responsável pela absorção e fixação de cálcio e fósforo, colaborando com o sistema imunológico que nos defende de inúmeras doenças.