Olimpíadas, Remo e Medalhas

Olimpíadas, Remo e Medalhas

Uma Olimpíada é o período de 4 anos entre o 1º dia do ano que se realiza os Jogos Olímpicos, ate o último dia do 4º ano de sua realização, sendo assim as Olimpíadas Rio 2016 aconteceram entre 1° de janeiro de 2016 até 31 de dezembro de 2019, portanto já estamos nas Olimpíadas de Tóquio 2020 desde 1º de janeiro de 2020!

Já os Jogos Olímpicos são os eventos que reúnem as competições envolvendo vários esportes e modalidades de verão ou inverno, caracterizando os Jogos Olímpicos como sendo de Verão ou Jogos Olímpicos de Inverno.

Embora já estejamos no ciclo olímpico de Tóquio 2020, a abertura dos próximos Jogos Olímpicos de Verão só ocorrerá no dia 23 de julho de 2021, e seu encerramento previsto para o dia 08 de agosto, os quais foram postergados devido a pandemia, como já sabemos.

Os Jogos Paralímpicos têm início na sequência, com abertura em 24 de agosto e término em 5 de setembro.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 terão um recorde de 33 competições e 339 eventos realizados em 42 locais de competição.

As provas de Remo em geral, tem início na 1ª semana de competições após a cerimônia de abertura, são responsáveis pela consagração de 14 equipes campeãs Olímpicas, sendo assim uma modalidade de grande importância para os Países que tem como estratégia melhor colocação no quadro geral de medalhas.

Isto leva a uma disputa muito acirrada elevando o nível dos competidores a números inimagináveis e recordes constantes devido ao investimento das nações na modalidade em busca de medalhas, melhora de equipamentos e principalmente a superação física, técnica e tática dos Remadores Treinadores e Equipes.

Nas Olimpíadas do Rio 2016 a Inglaterra obteve o maior número de medalhas de ouro, 3 no total de 14, seguida pela Alemanha e Nova Zelândia empatados com 2 medalhas de ouro cada, sendo que as demais sete medalhas de ouro foram para diferentes países.

Em Londres 2012 os donos da casa ficaram com 4 ouros, seguidos da Nova Zelândia com 3 ouros, Alemanha com 2 e Dinamarca, República Checa, Estados unidos, África do Sul e Ucrânia com 1 medalha de ouro cada.

Para nosso espanto em Pequim 2008, 10 países conquistaram 1 medalha de ouro e somente Grã Bretanha e Austrália obtiveram 2 medalhas de ouro cada.

Por fim, o histórico olímpico no Remo promete que em Tóquio 2020, teremos provas sensacionais, e o “foto finish” vai ter muito trabalho para anunciar o Campeão.

Acácio

Acácio Roberto Lemos é Profissional de Educação Física, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atua como Responsável do Clube de Regatas Bandeirante, onde oportuniza a todos a experiência de remar, promovendo a amizade, saúde e bem-estar entre os praticantes. Remador desde os 14 anos de idade, foi Campeão Brasileiro, Sul-Americano e finalista nos Jogos Pan Americanos de Mar Del Plata 95. Aos 30 anos de idade iniciou sua carreira como Treinador pelo Club Athletico Paulistano, com o intuito de formar jovens atletas e auxiliá-los no desafio do desenvolvimento humano. Para isto busca constantemente capacitação na área de atuação possuindo MBA em Gestão de Clubes pelo SINDICLUBE-USCS, Pós-Graduação do Treinamento Desportivo, pela FMU, especialização em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e certificação internacional pela "Fédération internationale des sociétés d'aviron" - FISA. Atuou como Treinador na Seleção Olímpica nos Jogos Pan Americanos Rio 2007, Jogos Sul-americanos de Medelín 2010, Seleção Paralímpica no Mundial da Nova Zelândia 2010 e Jogos Paralímpicos de Londres 2012, quando suspendeu temporariamente suas atividades como Diretor Técnico da Federação Paulista de Remo, na qual organizou regatas e promoveu a modalidade entre 2000 e 2005, e posteriormente entre 2008 e 2017. Acácio e equipe representaram o Brasil como Clube de Regatas Bandeirante, nas duas recentes edições do Mundial de Remo Coastal, em 2018 no Canadá e 2019 em Hong Kong. Por fim, seu propósito é promover o indivíduo por meio da pratica de Remo em São Paulo e pelo Brasil, utilizando o Esporte como uma ferramenta de formação e amizade entre jovens e futuros campeões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *