O Remo Indoor ou Remo Seco
Em1872, nos Estados Unidos, temos o 1º registro de uma máquina de remo com patente, contudo desde a 1ª Regata a remo realizada no século XIII, competidores tem a necessidade de treinos semi-específicos fora d’água, contudo antes ainda, em Atenas no século IV a.C. há indícios de treinamento de Remo em terra firme.
Mas foi a partir da era das Olimpíadas modernas que as máquinas de remo indoor se desenvolveram, principalmente devido ao grande número de competições, clubes e universidades participantes e claro, o clima de inverno.
Quem teve a oportunidade de remar uma Gjessing, máquina norueguesa criada por Nilson Gjessing, tem fortes recordações. O remo ergômetro Gjessing, possuía roldanas, cabos, pêndulos, cintas ajustáveis para controle da resistência, e de acordo com o nosso atleta Luiz Alfredo dos Santos, 7º colocado nas Olimpíadas de Los Angeles 84, a avaliação em um Gjessing era para poucos, nada comparado aos Concept e RP3 atuais.
De 1980 para cá surgiram diversos fabricantes de máquinas de remo indoor, Nordic Track Rower, Hydrow Connected Rower”, Velocity Exercise Magnetic Rower, Water Rower, RP3, contudo o “irmão mais velho” da era comercial é o Concept2.
Os irmãos Peter e Dick Dreissigacker, são os criadores do Remo indoor Concept2, como também dos primeiros remos em fibra de carbono para disputarem as seletivas americanas de 1976. Embora não tenham se qualificado para as Olimpíadas, eles deram continuidade a fabricação de remos e em 1981, usado a roda de uma antiga bicicleta, criaram o 1º aparelho de remo indoor utilizando a resistência do ar. Com o objetivo de atender as suas necessidades de treino como também de diversos remadores que ficavam sem remar no inverno quando os lagos congelam, o aparelho de remo indoor se tornou um ótimo instrumento para incremento da capacidade aeróbia envolvendo alto gasto calórico durante a pratica
Comprovadamente eficaz quanto a treinamento cardiovascular, perda de peso, treinamento em circuito, entre outros, a máquina de Remo ainda tem muito a evoluir na área mecânica quanto tamanho, peso, acessibilidade, sistemas resistidos de ar, água e magnéticos, escalas de resistência, como também na área tecnológica, com seus visores, conectores, programas e sensores. Atualmente as Holosuit, roupas que rastreiam os segmentos do corpo marcando os seus gestos, são o que há mais tecnológico, sendo cada vez mais acessível ao praticante que deseja melhorar sua técnica no sentido da remada perfeita.